Pensei em muitos assuntos para esse primeiro post. Pensei, pensei e resolvi. O mais legal pra falar com vcs – e aproveitando a relação mãe e filha – é passar um pouco da rotina alimentar que temos por aqui. Muito se fala de alimentação saudável, crianças com problemas de saúde, blá, blá, blá. Aqui em casa estamos em uma nova fase, em que nada é proibido, mas o equilíbrio precisa existir sempre. A única regra que temos é: descascar mais e desembalar menos. Comida de verdade é o que importa. Claro que nesse processo descobrimos algumas dicas importantes, que eu vou dar neste primeiro post. Comer bem não tem mistério, requer planejamento e o danado do equilíbrio – comer de tudo, sem exageros. Vamos as dicas:

- use o requeijão no lugar do creme de leite. Aqui adoramos pratos cremosos, massa e estrogonofe. Então além de fazer o molho em casa, trocamos o creme de leite sempre que a receita é salgada. O resultado é mais sabor e menos calorias.

- inclua produtos integrais. Confesso que não é tudo integral que gostamos, mas um bolo, uma panqueca, podem ser feitos com metade de farinha integral. A massa da semana – que não abrimos mão – pode ser integral (recentemente comemos da marca Renata, ótima). Aqui vale experimentar e ver o que se adapta melhor ao paladar da sua família.

- chips de tubérculos. Batata pode, claro. Mas aqui eu faço assada, mas também comemos batata doce, mandioquinha... Cortadas bem fininhas, na faca mesmo, um fio de azeite, sal e ervas: uma delícia sem o óleo da fritura.

- pouco ou nenhum óleo. Falando nele, vc sabia que dá pra grelhar e refogar sem usar óleo ou azeite. Arroz, legumes e files na panela de teflon bem quentes, quando começar a grudar é só usar um pouquinho de água. Economia no bolso também.

- em casa suco natural. O suco de caixinha deixamos pra tomar na rua, ou no lanche da escola. Parece complicado, mas não é. Em poucos minutos vc prepara um suco de laranja, limão ou maracujá. Descascar mais e desembalar menos.

Nada disso é impossível ou complicado, acredite. Planeje-se e mude um pouco de cada vez a rotina da sua família. Na internet existem sites bacanas com dicas e receitas. Eu gosto muito do Blog da Minis (www.blogdamimis.com.br), escolha o seu e leve uma vida mais saudável.